Brasileiros que se casaram no exterior devem registrar o casamento no Brasil em até 180 dias, por diversas razões e nós explicamos os oito principais motivos neste post.
Para você que se casou e não sabe como proceder com o registro, nós fizemos um passo a passo que irá lhe ajudar nessa empreitada, com estimativa de custos, para quem se casou nos Estados Unidos:
a) Registro no Consulado brasileiro:
Custo aproximado: cerca de U$ 20,00
O primeiro passo é registrar o casamento na repartição consular brasileira do país onde ocorreu a cerimônia. Esse registro gera uma certidão consular de casamento e poderá ser feita tanto presencial como online.
Para requerer o serviço, basta você acessar o E-consular do país em que você se casou:
b) Tradução juramentada:
Após realizar o registro do casamento no E-consular, você receberá uma certidão que atesta que seu casamento seguiu os trâmites legais. Contudo, como sua certidão original é estrangeira, será necessário traduzi-la para o português por um tradutor juramentado no Brasil.
c) Apostilamento:
Custo aproximado: cerca de U$ 20,00
Com a certidão estrangeira e a certidão traduzida, você deverá fazer o Apostilamento no país de origem (aquele que você se casou), conforme determinação da Convenção de Haia. Esses apostilamento é a comprovação que ambos os documentos (original e traduzido) possuem o mesmo conteúdo. Temos um post explicando a razão de apostilar, basta você clicar aqui para ler.
Cada país/estado tem o órgão próprio responsável por fazer o Apostilamento. No caso de Miami, deverão ser enviados para a Secretaria de Estado da Flórida para serem apostilados de acordo com as instruções publicadas em:
d) Transcrição no Brasil:
Custos aproximados da transcrição, registro e certidão digital: R$ 141,49
Após todo esse trâmite burocrático em terras estrangeiras, finalmente, com a certidão traduzida e apostilada, será preciso fazer a transcrição e registro junto a um Cartório Brasileiro.
Essa averbação poderá ser feito em qualquer cartório que seja autorizado pelo CNJ. A lista pode ser consultada aqui:
Ou caso prefira, poderá ser feita no Cartório do 1º Ofício do Registro Civil do Distrito Federal, que é considerado o "cartório central" do Brasil, que está autorizado a atender todos os brasileiros que residem fora do país.
Todos esses trâmites poderá ser feito por você, mas caso prefira, nós temos uma equipe especializada que pode lhe ajudar nesse passo a passo.
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