Dupla cidadania: Você não pode mais embarcar apenas com o passaporte americano e saiba como a mudança de sobrenome pode travar sua viagem.
- Paula Pimentel
- 28 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Você é brasileiro, mora nos Estados Unidos, conquistou a sua cidadania americana e está planejando as férias no Brasil? Acho melhor você ler este artigo antes de comprar sua passagem.
Desde o dia 10 de abril de 2025, uma mudança importante na exigência de vistos impactou diretamente a rotina de quem possui dupla nacionalidade (brasileira e americana, canadense ou australiana). Se você costumava viajar para o Brasil usando apenas o seu passaporte estrangeiro, as regras mudaram e o seu embarque pode ser negado.
Fim da Isenção de Vistos e a "Pegadinha" para Brasileiros
O governo brasileiro retomou a exigência de vistos para turistas nacionais da Austrália, Canadá e Estados Unidos. Isso significa que qualquer cidadão americano "puro" precisa de um visto válido para entrar no Brasil.
"Mas eu sou brasileiro também, então não preciso de visto, certo?"
Exatamente. Na verdade, brasileiro nem pode ter visto brasileiro. Contudo, sem o passaporte brasileiro vigente você não poderá sair dos EUA, mesmo com seu passaporte americano válido, porque as companhias aérea não pode deixar embarcar um americano sem visto brasileiro. Como você é brasileiro, o Consulado não emitirá um visto no seu passaporte americano.
Conclusão: Para embarcar e entrar no Brasil, você obrigatoriamente deve apresentar o seu Passaporte Brasileiro Válido.
Sem ele, as companhias aéreas estão instruÃdas a negar o embarque, o que pode transformar as férias dos sonhos em um pesadelo no aeroporto.
O Obstáculo oculto: a mudança de sobrenome nos EUA
Muitos brasileiros, ao se naturalizarem americanos ou ao se casarem nos EUA, optam por alterar ou abreviar seus sobrenomes.
Só que para renovar o seu passaporte brasileiro junto ao Consulado, os seus dados nos Estados Unidos devem coincidir exatamente com os seus documentos no Brasil.
Logo, se você mudou seu nome nos EUA (por casamento ou naturalização), você precisa atualizar seus documentos no Brasil antes de solicitar o novo passaporte.
Se você tentar renovar o passaporte brasileiro apresentando um Greencard ou Certidão de Casamento americana com um nome diferente do que consta na sua Certidão de Nascimento/Casamento brasileira, o Consulado poderá travar o processo até que a situação civil seja regularizada.
Como Regularizar sua situação sem sair dos EUA
A boa notÃcia é que você não precisa vir ao Brasil enfrentar cartórios e burocracia para resolver isso.
Nós, do Simplifica Brasil, somos um escritório de advocacia especializado em atender brasileiros residentes no exterior. Nossa missão é justamente essa: resolver a burocracia brasileira para que você mantenha sua dupla cidadania regular e suas viagens garantidas.
Nós cuidamos de todo o processo de:
Transcrição de Casamento realizado no exterior;
Homologação de mudanças de nome e sobrenome;
Atualização de registros civis no Brasil.
Não deixe para a última hora. A regularização dos documentos é um pré-requisito para a emissão do passaporte que garantirá seu embarque. Evite o risco de ter suas férias canceladas no balcão do check-in.
Ficou com dúvida sobre a validade dos seus documentos?
Nossa equipe está pronta para analisar o seu caso especÃfico. Entre em contato conosco hoje mesmo e viaje tranquilo com sua documentação 100% regularizada.
Para fazer uma cotação dos nossos serviços, clique aqui.
Para agendar uma consulta com uma das nossas advogadas, clique aqui.

