top of page

Como comprovar meus conhecimentos em língua portuguesa para aplicar para o processo de naturalização brasileira?

Um dos requisitos obrigatórios para o pedido de naturalização brasileira é comprovar a sua capacidade de se comunicar em língua portuguesa. Mas como fazer isso?


Para não cometer erros no seu pedido de naturalização é preciso saber quais os documentos são aceitos, conforme portaria normativa do Ministério da Justiça. Tal portaria estabelece oito formas de você comprovar meus conhecimentos em língua portuguesa e vamos explicar melhor algumas delas.


Certificado de proficiência em língua portuguesa CelpeBras

Celpe-Bras é o exame oferecido pelo Governo Brasileiro para certificar estrangeiros que desejam comprovar sua proficiência em língua portuguesa.


O exame é aplicado a cada 06 meses e as provas pode ser feitas em instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.


Para mais informações, clique aqui:


Curso de língua portuguesa para estrangeiros

Há diversos cursos, oferecidos por escolas credenciadas ao MEC, que oferecem cursos específicos de conhecimentos em língua portuguesa para aplicar para o processo de naturalização brasileira.


O Ministério da Justiça aceita cursos online desde que as avaliações sejam presenciais.


Como sugestão, indicamos os cursos oferecidos pela FAAP e pela Faculdade Sensu, que sabemos que são credenciados e aceitos no processo de naturalização, para aqueles que são aprovados:

 


 

Diploma de graduação ou pós-graduação de instituição de educação brasileira

Você pode apresentar diploma de curso superior, tecnólogo ou de pós-graduação (Especialização, MBA, Mestrado ou Doutorado) realizado em qualquer escola ou faculdade brasileira que tenha registro no Ministério da Educação e que seja ministrado em português.


É necessário apresentar além do diploma ou certificado de conclusão, o histórico escolar, com as matérias ministradas e a forma de avaliação.

 

Conclusão de ensino fundamental ou médio no Brasil

Histórico escolar ou documento equivalente que comprove conclusão em curso de ensino fundamental, médio ou supletivo, realizado em instituição de ensino brasileira, reconhecido pela Secretaria de Educação do estado em que foi feito.


Também são aceitos cursos realizados para adultos, como o ENCCEJA.

 

Aprovação em concurso público

Caso você preste um concurso público e seja aprovado, você pode apresentar a portaria de nomeação do seu cargo e ele servirá como comprovação que você tem conhecimentos em língua portuguesa para aplicar para o processo de naturalização brasileira.

 

Tem dúvidas em como fazer seu pedido de naturalização?

Nós estamos aqui para lhe ajudar. Oferecemos diversos tipos de assessoria, desde a mais simples, que lhe ajuda na organização de todos os documentos necessários, bem como a mais completa, em que cuidamos de todos os passos para você.


Para saber mais sobre nossos serviços, clique aqui.



Comentários


Este site faz parte dos serviços ofertados pelo escritório Pimentel & Silva Advocacia e Consultoria, assim como todo o conteúdo nele divulgado.

bottom of page